Como Funciona a Lei Paulo Gustavo

a chance de financiar o seu filme, festival de cinema ou se capacitar!

Quem foi Paulo Gustavo?

Paulo Gustavo Amaral Monteiro de Barros foi um ator, comediante, roteirista e diretor brasileiro nascido em Niterói, Rio de Janeiro, em 30 de outubro de 1978. Ele ficou conhecido nacionalmente pelo sucesso do filme “Minha Mãe É uma Peça”, que foi baseado em sua própria história de vida e se tornou a comédia brasileira de maior bilheteria de todos os tempos.

Além de “Minha Mãe É uma Peça”, Paulo Gustavo participou de outros filmes de sucesso, como “Os Homens São de Marte… E É Pra Lá Que Eu Vou” e “Vai que Cola”. Ele também teve destaque na televisão, com participações em programas como “220 Volts” e “A Vila”, ambos do canal Multishow.

Paulo Gustavo era reconhecido pelo seu talento como ator e comediante, mas também pela sua generosidade e engajamento em causas sociais. Ele faleceu em maio de 2021, em decorrência de complicações causadas pela COVID-19, deixando um grande legado na cultura brasileira e sendo homenageado por diversas iniciativas, como a criação da Lei Paulo Gustavo, que instituiu o Programa Pró-Cultura Viva.

O que é a Lei?

A lei Paulo Gustavo tem caráter emergencial e disponibilizará R$3.8 bilhões para investimento na cultura. Deste montante, R$2.7 bilhões serão destinados ao audiovisual. Os valores serão distribuídos de forma descentralizada, sendo repassados para os estados e municípios de todo o Brasil.

O nome da lei é uma homenagem ao ator e comediante Paulo Gustavo, que faleceu em decorrência de complicações causadas pela COVID-19 em maio de 2021. Paulo Gustavo foi um importante defensor da cultura brasileira e um grande incentivador da produção cultural em todo o país.

A hora da Descentralização

Eu já falei algumas vezes por aqui o quanto a produção de cinema no Brasil é centralizada nos estados do Rio e São Paulo. Com a lei Paulo Gustavo, surge uma oportunidade ímpar para quem quer produzir um filme e não reside nas grandes metrópoles.

A Hora de tirar do papel

Exemplos de atividade que você pode desenvolver:

. Capacitação

. Produções Audiovisuais

. Mostras de Cinema

Notou a oportunidade? Os municípios do Brasil terão verba para financiar todas as etapas de produções audiovisuais: da capacitação à exibição.

Para isso acontecer…

O município precisa apresentar um plano de ação para solicitar os recursos previstos nos arts. 5 e 8 da Lei. Chegou a hora de você procurar o setor responsável pela cultura na prefeitura da sua cidade e solicitar informações.

A lei prevê autonomia de estados e municípios no repasse da verba do fundo nacional de cultura. Por isso é importante você abrir um diálogo, para contribuir inclusive, com os responsáveis, seja por meio de conselho de cultura, vereadores, secretários e outros de seu município.

Sinceramente eu desconheço um passo tão importante para a descentralização da produção de cinema no país! Não deixe a oportunidade passar!

 

Sarah Marques

Meu nome é Sarah Marques, sou desenvolvedora web e gestora de tráfego, visite meu site: sarah.magrite.com.br/

Deixe um comentário