Nos anos 1940, o cinema mudou bastante. Em Hollywood, muitos filmes de guerra e dramas patrióticos foram feitos por causa da Segunda Guerra Mundial. Outros países também tiveram movimentos importantes, como o neorrealismo na Itália (no meu blog você encontra um post sobre isso). Foi uma época de avanços técnicos, com o uso mais comum de cores vivas (Technicolor) e som estéreo nos filmes.
1- Casablanca (1942)
Durante a Segunda Guerra, um exilado norte-americano encontra refúgio na cidade de Casablanca, no Marrocos, e passa a administrar uma casa noturna. Ele reencontra uma antiga paixão, que agora está casada e precisa de ajuda para fugir dos nazistas.
2- Cidadão Kane (1941)
Apontado frequentemente como um dos melhores filmes já produzidos, a obra-prima de Orson Welles conta a história do magnata da imprensa Charles Foster Kane em uma sequência de flashbacks. Um jornalista fica intrigado pela última palavra de Kane – rosebud – e tenta descobrir o seu significado entrevistando pessoas do passado do magnata.
3- O Falcão Maltês (1941)
Um detetive cínico se envolve em uma perigosa missão pela busca de uma estatueta preta do século 16 de valor incalculável. Depois que seu parceiro é assassinado, o detetive enfrenta policiais furiosos, uma mulher sedutora e vilões excêntricos.
4- A Felicidade Não Se Compra (1946)
Clarence é um espírito candidato a anjo que recebe a missão de ajudar um homem muito valoroso, porém desiludido. George Bailey está à beira do suicídio quando é salvo por Clarence, que lhe mostra como ele é importante na vida de muitas pessoas.
5- Festim Diabólico (1948)
Philip Morgan e Brandon Shaw estrangulam um amigo em comum, David Kentley, até a morte com um pedaço de corda, puramente como exercício de inspiração filosófica e para provar que conseguem realizar o crime perfeito.
6- Ladrões de Bicicleta (1948)
Em Roma um trabalhador de origem humilde, Antonio Ricci (Lamberto Maggiorani), luta para sustentar a família. Precisando de uma bicicleta para começar em um novo emprego, Ricci penhora as roupas de cama da casa. Para desespero da família, a bicicleta é roubada e Antonio sai junto com o filho Bruno (Enzo Staiola) para procurá-la pela cidade.
7- Casamento Escandaloso (1940)
Uma herdeira entediada, destinada a se casar com um executivo chato, vê seus planos de casamento frustrados com a chegada de seu ex-marido playboy. E família então gradualmente começa a perceber a importância da integridade e dos verdadeiros valores.