O que é o plano sequência?

Plano-sequência: conheça a técnica que traz realismo para o audiovisual

O plano-sequência é aquele em que não há cortes de câmera ou quando há, eles são imperceptíveis entre as cenas. 

A câmera segue os personagens e a ação sem interrupções, criando uma sensação de continuidade e realismo. Essa técnica pode aumentar a imersão do espectador, destacando os movimentos de câmera e a atuação dos atores, além de exigir uma coordenação precisa entre todos os envolvidos na produção. O plano-sequência é muito usado para criar tensão e mostrar a complexidade de uma cena.

Veja alguns exemplos filmes que contam com o plano-sequência:

1 – Filhos da esperança (2006) 

Dirigido por Alfonso Cuarón, o filme se passa em um futuro distópico onde a humanidade enfrenta a extinção devido à infertilidade. A cena da batalha de carro é famosa por seu uso impressionante de um longo plano-sequência que acompanha os personagens em meio a um tiroteio e uma perseguição.

2 – O Irlandês (2019)

Dirigido por Martin Scorsese, o filme é uma épica saga sobre crime organizado nos Estados Unidos, contada através da perspectiva de um assassino, interpretado por Robert De Niro. A cena de luta em plano-sequência é notável pela sua atuação realista e pela forma como Scorsese utiliza o recurso para mostrar a brutalidade e a frieza do mundo do crime.

3 – 12 Anos de Escravidão (2013)

Retrata um dos períodos mais sombrios da história dos Estados Unidos, contando a história de um escravizado liberto que volta a ser sequestrado e aprisionado. O filme conta com apenas algumas cenas em plano-sequência, mas merece o destaque. Uma das cenas em que o diretor optou por utilizar essa técnica mostra uma situação de violência sofrida por Patsey, vivida por Lupita Nyong’o.

4 – 1917 (2019)  

Dirigido por Sam Mendes, o filme é uma experiência imersiva que acompanha dois soldados britânicos durante a Primeira Guerra Mundial em uma missão aparentemente impossível. O filme foi elogiado por sua técnica de plano-sequência contínuo, que cria uma sensação de tempo real e urgência, fazendo com que o espectador se sinta parte da jornada dos personagens.

5 – Birdman (2014)

Alejandro Iñárritu, o filme vencedor do Oscar de: Melhor Filme, Melhor Direção, Melhor Fotografia e Melhor Roteiro Original de 2015, também é apresentado ao espectador em plano-sequência. O longa conta a história de um famoso ator que cai no ostracismo e tenta recuperar o sucesso e a fama por meio de um clássico da Broadway. O diretor afirmou que optou por essa técnica ao perceber que a vida real é sem edição e que queria que o público percebesse e sentisse isso por meio dos conflitos do personagem principal.

Como você viu, o plano-sequência não deixa a desejar no quesito cativar o público. As cenas atraem a atenção do espectador e o deixa instigado.

Vale ressaltar que a técnica não é restrita a grandes produções cinematográficas. Elas podem ser incorporadas a produções audiovisuais menores. O plano-sequência já foi usado em videoclipes e em séries, como a brasileira Sob Pressão e a super produzida Game of Thrones.

Curtiu? Para continuar acompanhando outros conteúdos como este, me siga nas redes sociais: estou no FacebookInstagram,e YouTube!

marciosoares

Márcio Heleno Soares é realizador de cinema, roteirista e produtor. Dirigiu os curtas Memórias de um Celular (2008), Lambari (2012), Não Há Gatos na Casa (2013), Azul Prussiano (2016). Foi produtor dos longas “O Cineasta” de Leandro Martins e “Planeta Escarlate” de Dellani Lima. Recebeu diversos prêmios incluindo o de melhor filme no Vivo Arte.Mov 2008 e Melhor Curta na Mostra Municípios do Goiânia Mostra Curtas. Seus trabalhos já foram exibidos em grandes festivais brasileiros como Festival do Rio, Tiradentes e Cine Ceará. Atualmente é diretor de produção da UNEC TV e um dos organizadores da Mostra Nacional de Cinema de Caratinga – Olhares do Interior. Em 2020 compôs o corpo de jurados do Festival de Cinema CINEFORTE da Paraíba.