5 livros para quem quer aprender mais sobre cinema em 2023

Se você é novo no cinema ou já o estudou por anos, pode descobrir que seu conhecimento cinematográfico estagnou. Então, agora você procura alguns ótimos livros de cinema para levar suas habilidades para o próximo nível. Existem muitos livros sobre cinema que podem ajudá-lo a aprender mais sobre o assunto. Alguns dos livros mais populares incluem:

As principais teorias do cinema

Uma história das teorias do cinema e uma introdução à obra dos principais autores que se dedicaram ao assunto.
Andrew faz um apanhado das principais teorias que tentaram explicar a estética cinematográfica, desde o cinema mudo até os anos setenta.

Apoiado no tradicional antagonismo entre teóricos formativos e realistas, Andrew retraçou a história das ideias cinematográficas convocando do primeiro time Munsterberg, Arheim, Eisenstein e Balázs; e do segundo Kracauer e Bazin. Além disso ele registra, sob o rótulo de Teoria cinematográfica francesa contemporânea, um terceiro time com Mitry e Metz.

Num piscar de olhos

Livro escrito por Walter Murch, que é um editor de som e de imagem premiado com três Oscar. O livro é considerado uma referência no campo da edição de filmes e é frequentemente usado como material de estudo em programas de cinema.

O livro é uma reflexão sobre a arte e a técnica da edição de filmes, e Murch compartilha sua experiência e conhecimento sobre como a edição influencia a narrativa e a emoção de um filme. Ele discute tópicos como a relação entre som e imagem, a importância do ritmo na edição e como a edição pode ser usada para contar histórias de maneira mais eficaz.

Além disso, Murch também compartilha histórias de bastidores de alguns dos filmes mais icônicos em que trabalhou, incluindo “The Godfather”, “Apocalypse Now” e “The English Patient”. O livro é considerado uma leitura obrigatória para qualquer pessoa interessada em cinema e edição.

O som do filme

Este livro foi concebido como uma experiência pioneira para preencher essa lacuna. Todas as pessoas interessadas nas múltiplas possibilidades criativas relacionadas ao uso da voz, dos ruídos, da música e do silêncio em filmes, vídeos e produtos audiovisuais em geral podem encontrar, aqui, rico material de referência, com informações pouco ou nunca disponibilizadas em língua portuguesa.

Dividido em três partes (história e teorias do som no audiovisual, prática de som direto e prática de edição e mixagem sonoras), e escrito por professores de ampla experiência no ramo, O som do filme: uma introdução constitui uma das primeiras tentativas de sumarizar, em um volume acessível, os processos técnicos e criativos relacionados ao uso do som no meio audiovisual.

Narrativa cinematográfica

Este extraordinário guia de referência revela 100 das mais eficazes ferramentas narrativas da mídia do cinema. Ele mostra como roteiristas e diretores de destaque dependem de recursos cinematográficos para intensificar a ação, inventar personagens e dar vida ao enredo do filme.Narrativa cinematográfica sintetiza 100 anos da história do cinema, delineando a relação importante que existe entre a técnica e a narrativa cinematográficas. A obra mostra como o uso intencional de técnicas de cinema, como iluminação, edição e som, pode provocar no público sentimentos de medo, aversão ou raiva sem uma linha de diálogo.

Lendo as imagens do cinema

Ler cinema não é fácil! Então, quais são as ferramentas necessárias para decifrar um filme? Lendo as imagens do cinema deixa de lado a crítica cinematográfica comum e, ao apresentar as ferramentas de interpretação do plano, da sequência e do filme, nos ensina a olhar imagens do cinema e a escutar filmes, utilizando a metodologia da análise fílmica baseada na história do cinema. Enfim, um livro que explora os diversos frutos e vertentes produzidos pela sétima arte.

Sarah Marques

Meu nome é Sarah Marques, sou desenvolvedora web e gestora de tráfego, visite meu site: sarah.magrite.com.br/

Deixe um comentário