Helios 44: a lente russa “baratinha” usada em duna: parte dois

Em uma postagem no Instagram de 5 de março, a IronGlass anunciou que forneceu lentes vintage “rehoused” usadas na produção do tão aguardado “Duna: Parte Dois”.

O que é um rehouse?

Uma lente rehoused é, em sua essência, uma lente que passou por um processo de modificação ou atualização de sua estrutura externa e, por vezes, de seus componentes internos.

Antes e depois do Rehouse:

Com o rehouse MKII, cada detalhe foi refinado para melhorar o desempenho, precisão e confiabilidade.O novo design inclui uma posição universal das engrenagens, facilitando a montagem em diversos equipamentos.

Um detalhe curioso se destaca neste exibição de tecnologia avançada e produção: uma modesta lente vintage dos anos 60, a Helios 44-2, adquirida por apenas 50 dólares, desempenhou um papel vital na criação deste universo visual. Conhecida por seu bokeh característico e efeito ondulado, essa lente de origem soviética tornou-se a escolha surpreendente para a equipe de fotografia liderada por Greig Fraser.

A harmonia entre o novo e o clássico!

A predileção por equipamentos vintage em produções contemporâneas e de grande orçamento revela um fascínio pelo charme e pelas qualidades únicas que esses itens trazem. Além disso a lente helios oferece um flare parecido com o das lentes anamórficas.

Baratinha?

Atualmente a lente russa helios 44 pode ser comprada por preços modestos em marketplaces na internet e com um custo bem interessante se comparado com lentes de cinema.

marciosoares

Márcio Heleno Soares é realizador de cinema, roteirista e produtor. Dirigiu os curtas Memórias de um Celular (2008), Lambari (2012), Não Há Gatos na Casa (2013), Azul Prussiano (2016). Foi produtor dos longas “O Cineasta” de Leandro Martins e “Planeta Escarlate” de Dellani Lima. Recebeu diversos prêmios incluindo o de melhor filme no Vivo Arte.Mov 2008 e Melhor Curta na Mostra Municípios do Goiânia Mostra Curtas. Seus trabalhos já foram exibidos em grandes festivais brasileiros como Festival do Rio, Tiradentes e Cine Ceará. Atualmente é diretor de produção da UNEC TV e um dos organizadores da Mostra Nacional de Cinema de Caratinga – Olhares do Interior. Em 2020 compôs o corpo de jurados do Festival de Cinema CINEFORTE da Paraíba.

Deixe um comentário