A Verossimilhança no Cinema?

O que é verossimilhança?

Segundo Jacques Aumont, “O verossímil diz respeito, à relação de um texto com a opinião comum, à sua relação com os outros textos, mas também ao funcionamento interno da história que ele conta”. Verossimilhança é a impressão da verdade que a ficção consegue provocar no leitor. Alguns filmes, novelas, livros contém exemplos de verossimilhança pois apresentam os fatos semelhantes ao que acontecem na realidade vivida. “Vero” significa verdadeiro; “simil”, semelhante; ou seja, o que é verossímil é semelhante ao que é verdadeiro. A verossimilhança tem grande importância, ainda mais para a construção de uma narração que faça sentido ao leitor, todos os seus elementos (enredo,narrador ou personagem)  precisam compor algo verdadeiro. É através da verossimilhança, da aproximação da realidade, que o texto se fará real.

Quais os tipos de verossimilhança?

É possível distinguir dois tipos de verossimilhança: a interna e externa.

Verossimilhança Interna: percebida pela própria estrutura da obra, pela coerência dos elementos que a estruturam. Se dá quando independentemente do quanto não se pareça com a realidade de determinada época, há uma lógica que conecta as personagens, suas ações e o mundo criado

Verossimilhança Externa: percebida no mundo real, confere ao mundo imaginário a percepção de realidade. Se caracteriza quando a realidade do filme se assemelha com a realidade de determinada época, seja ela atual ou histórica. O que acontece no filme pode comparado ao que acontece na vida real.

E quando uma obra é Inverossímil?

Algumas obras são consideradas inverossímeis quando rompem, propositalmente ou não, com a verossimilhança interna ou externa do filme. Resumindo, que ou o que não é verossímil; que ou o que não tem verossimilhança; inacreditável, improvável.

A verossimilhança no cinema

O conceito implica que ou a ação representada deve ser aceitável ou convincente de acordo com a própria experiência ou conhecimento do público ou, como na apresentação de ficção científica ou contos sobrenaturais, o público deve ser seduzido a suspender voluntariamente a descrença e aceitar ações improváveis ​​como verdadeiro dentro da estrutura da narrativa.

Saga Star Wars

Claramente os filmes da saga Star Wars acontecem num tempo futuro, não há especificamente um tempo real – ano 5000, por exemplo -, mas já sabemos que não acontecem nos dias atuais. A primeira imagem do filme, no espaço, com naves, já nos introduz neste tempo fictício, de modo que esperamos ver mais itens futuristas ao longo da história. Eles serão muito importantes para passar credibilidade durante o filme.

Exemplos de verossimilhança no filme

O conceito implica que ou a ação representada deve ser aceitável ou convincente de acordo com a própria experiência ou conhecimento do público ou, como na apresentação de ficção científica ou contos sobrenaturais, o público deve ser seduzido a suspender voluntariamente a descrença e aceitar ações improváveis ​​como verdadeiro dentro da estrutura da narrativa.

A verossimilhança é reforçada pelos cineastas que apresentam certos fatos e parâmetros da realidade de um filme. No Exterminador do Futuro 2 começamos com um olhar para o futuro onde vemos a resistência humana lutando contra as máquinas, então somos levados de volta aos dias atuais. Isso faz duas coisas para ajudar a promover a verossimilhança para a merda que está por vir;

1) nos é mostrado que o tempo é fluido,

2) vemos que as máquinas estão muito avançadas no futuro e podem lutar em guerras.

 

Sarah Marques

Meu nome é Sarah Marques, sou desenvolvedora web e gestora de tráfego, visite meu site: sarah.magrite.com.br/

Deixe um comentário