COMO FUNCIONA A PRÉ-PRODUÇÃO DE UM FILME DE CURTA-METRAGEM?

A pré-produção é o processo de planejamento e execução de todas as tarefas que devem ocorrer antes do início da produção. Geralmente começa quando o roteiro é concluído e envolve o diretor, o diretor de fotografia, os produtores, o primeiro assistente de direção e a equipe de produção. Cada projeto é diferente dependendo do orçamento, mas existem algumas questões praticamente universais.

Em complemento a este artigo assista à aula que disponibilizei gratuitamente no youtube onde explico com mais profundidade sobre o assunto:

Documentos de apoio à aula:

ORDEM DO DIA PARA CINEMA – MARCIOSOARES.NET

ANÁLISE TÉCNICA PARA CINEMA – MARCIOSOARES.NET

ORÇAMENTO / PROJETO
Antes de tomar qualquer decisão sobre a produção de um filme, você precisa determinar com quanto dinheiro terá para trabalhar. A planilha orçamentária faz parte de um projeto onde uma produtora busca viabilizar o filme por meio de editais, leis de incentivo ou recursos privados.

EQUIPE TÉCNICA E EQUIPAMENTOS


Após realizada a captação da verba, começa a contratação da equipe técnica e equipamentos. Na aula que eu anexei acima, cito muitos exemplos de equipamentos e mostro como funciona cada departamento de um projeto de curta-metragem.

DECUPAGEM
A decupagem é o processo onde o roteiro é dividido em cenas, sequências e planos. A palavra vem do francês “Decoupage”, que significa recorte. Decupar é fazer escolhas criativas que farão o seu filme tomar forma. Neste momento é desenvolvido um ROTEIRO TÉCNICO ou um STORYBOARD para que os planos sejam organizados.

ELENCO
Geralmente é preciso realizar algum trabalho antecipado com o elenco. A princípio, podem ser realizados testes para contratar esses profissionais. Outro fator importante são os ensaios. Alguns diretores têm o hábito de ensaiar com os atores antes das gravações, outros preferem um encontro mais genuíno entre o elenco.

LOCAÇÕES


A escolha das locações é um processo essencial para o sucesso do projeto. Para isso, a equipe do departamento de arte, chefiada pelo diretor de arte, vai ao encontro de lugares que farão parte da história do seu curta-metragem.

Para entender melhor o processo de pré-produção, não deixe de assistir a aula que disponibilizei no Youtube.

marciosoares

Márcio Heleno Soares é realizador de cinema, roteirista e produtor. Dirigiu os curtas Memórias de um Celular (2008), Lambari (2012), Não Há Gatos na Casa (2013), Azul Prussiano (2016). Foi produtor dos longas “O Cineasta” de Leandro Martins e “Planeta Escarlate” de Dellani Lima. Recebeu diversos prêmios incluindo o de melhor filme no Vivo Arte.Mov 2008 e Melhor Curta na Mostra Municípios do Goiânia Mostra Curtas. Seus trabalhos já foram exibidos em grandes festivais brasileiros como Festival do Rio, Tiradentes e Cine Ceará. Atualmente é diretor de produção da UNEC TV e um dos organizadores da Mostra Nacional de Cinema de Caratinga – Olhares do Interior. Em 2020 compôs o corpo de jurados do Festival de Cinema CINEFORTE da Paraíba.

This Post Has One Comment

  1. Natyele Moreira

    Bela explicação, super completa! Obrigada, me ajudou muito!!

Deixe um comentário