5 DICAS DE OURO PARA ESCREVER O SEU PRIMEIRO ROTEIRO DE CURTA

Escrever um roteiro de curta-metragem pode ser um grande desafio pra muita gente.  Muitas dúvidas surgem e é muito comum que roteiristas iniciantes cometam erros que são simples de se resolver. Confira algumas dicas que podem te ajudar na hora de escrever o seu primeiro curta-metragem:

1 – SEJA CONCISO

Enquanto um longa-metragem se assemelha a um romance literário, o curta se aproxima de um conto. É comum que roteiristas iniciantes desenvolvam muitas sequências, personagens e cenas em um roteiro de curta. Seja conciso! Se possível, escreva o roteiro de apenas uma situação.

EX: Ao invés de escrever toda a história de uma personagem, escolha apenas uma situação marcante em sua vida (um dia, uma locação, poucas personagens).

2 – COMPARE O SEU ROTEIRO COM O DE OUTROS CURTAS

Você é do tipo que vai escrever um curta e suas principais referências são longas, séries e novelas? Cuidado! Você pode cometer grandes equívocos adaptando as estruturas desses formatos para o seu curta. O resultado pode ser desastroso. Compare uma cena de seu roteiro com a de algum curta-metragem que você tenha como referência.

3 – REFERÊNCIAS

Tenha referências! O site portacurtas.com.br tem muitos curtas legais que foram premiados.

4 – CONHEÇA O GÊNERO QUE ESTÁ ESCREVENDO

Não reinvente a roda. Saiba que os gêneros cinematográficos tem suas convenções. EX: terror, drama. É possível quebrar as convenções, mas antes é preciso conhecê-las.

5 – CONHEÇA OS FESTIVAIS DE CINEMA

Uma das portas de entrada para o mercado de cinema são os festivais. Conheça-os. Assista a filmes que tiveram carreiras interessantes pelos festivais. Estes filmes poderão te inspirar para que você possa contar a sua próxima história.


Para entender melhor esse processo, assista a essa aula que eu disponibilizei gratuitamente no YouTube:

Arquivos de Apoio da Aula de Roteiro do Curta

Roteiro Cidade de Deus – Primeiro Tratamento

Roteiro Cidade de Deus – Décimo Segundo Tratamento

Roteiro – Curta-Metragem – Lambari

marciosoares

Márcio Heleno Soares é realizador de cinema, roteirista e produtor. Dirigiu os curtas Memórias de um Celular (2008), Lambari (2012), Não Há Gatos na Casa (2013), Azul Prussiano (2016). Foi produtor dos longas “O Cineasta” de Leandro Martins e “Planeta Escarlate” de Dellani Lima. Recebeu diversos prêmios incluindo o de melhor filme no Vivo Arte.Mov 2008 e Melhor Curta na Mostra Municípios do Goiânia Mostra Curtas. Seus trabalhos já foram exibidos em grandes festivais brasileiros como Festival do Rio, Tiradentes e Cine Ceará. Atualmente é diretor de produção da UNEC TV e um dos organizadores da Mostra Nacional de Cinema de Caratinga – Olhares do Interior. Em 2020 compôs o corpo de jurados do Festival de Cinema CINEFORTE da Paraíba.

Deixe um comentário