O que é o Plano de Ambientação no Cinema?

No cinema, cada plano (ou tomada) tem algumas funções. Conhece o Plano de Ambientação no cinema?

Um plano de ambientação no cinema contextualiza uma cena, mostrando a relação entre as personagens e o cenário.  Geralmente é utilizado no início de uma cena. Por meio dele é possível entender onde e quando a cena se passa. Durante o o período clássico do cinema, os planos de ambientação eram mais utilizados que hoje em dia e pode ser inadequado para cenas de mistério, onde os detalhes são intencionalmente obscurecidos ou deixados de fora.

FUNÇÕES DO PLANO DE AMBIENTAÇÃO NO CINEMA:

– Pode ser um plano aberto que mostra onde a próxima ação acontecerá. Ex: Um plano aberto da fachada de uma residência. Logo depois acompanha-se os acontecimentos dentro da residência.

planodeambientacaonocinema
Plano de Ambientação no Cinema


– Pode contextualizar uma cena. Ex: Um casal conversa em um restaurante. Utiliza-se um plano aberto para contextualizar o ambiente e mostrar onde o casal está. Logo depois corta-se para outro plano (mais próximo) para mostrar o desenvolvimento de um diálogo.

A cena inicial de Boogie Nights, do Paul Thomas Anderson, faz uma ambientação bem interessante utilizando um plano sequência.



– Pode servir também para fazer uma revelação. Exemplo: Um plano médio de um personagem armando uma bomba em um carro, logo depois revela-se que o carro está em um movimentado estacionamento de um shopping.

Esses são apenas alguns exemplos. Lembre-se que nem tudo precisa ser ambientado e que, como qualquer outro plano, deve ser utilizado para construir uma narrativa. Use com sabedoria! 🙂

marciosoares

Márcio Heleno Soares é realizador de cinema, roteirista e produtor. Dirigiu os curtas Memórias de um Celular (2008), Lambari (2012), Não Há Gatos na Casa (2013), Azul Prussiano (2016). Foi produtor dos longas “O Cineasta” de Leandro Martins e “Planeta Escarlate” de Dellani Lima. Recebeu diversos prêmios incluindo o de melhor filme no Vivo Arte.Mov 2008 e Melhor Curta na Mostra Municípios do Goiânia Mostra Curtas. Seus trabalhos já foram exibidos em grandes festivais brasileiros como Festival do Rio, Tiradentes e Cine Ceará. Atualmente é diretor de produção da UNEC TV e um dos organizadores da Mostra Nacional de Cinema de Caratinga – Olhares do Interior. Em 2020 compôs o corpo de jurados do Festival de Cinema CINEFORTE da Paraíba.

Deixe um comentário