Conheça o ciclo cinematográfico de Cataguases

O ciclo de Cataguases

O ciclo de Cataguases foi um período de importantes produções cinematográficas com início na década de 1920 em Cataguases – MG. O ciclo revelou vários nomes: os diretores Humberto Mauro e Pedro Comello, o produtor Humberto Cortes Domingues, o fotógrafo Edgar Brasil e as atrizes Eva Nil e Nita Ney.

Decepcionados com a programação dos cinemas da época, essencialmente norte-americanos, Humberto e Pedro Comello decidiram estudar técnicas cinematográficas e produzir filmes brasileiros.

Alguns filmes para conhecer

Conheça alguns filmes:

Sangue Mineiro

No início do século XX, em Belo Horizonte, o industrial Sampaio mora em um casarão com a enteada Carmen, que mantém uma espécie de noivado com Roberto. A filha de Sampaio, Neusa, da mesma idade de Carmen, foi enviada para uma metrópole para ter uma educação moderna e volta para Belo Horizonte. Na festa de São João no interior do Acaba-Mundo, promovida pela tradicional Marta, Neusa tem um caso de uma noite com Roberto. Carmen testemunha o caso deles e decide cometer suicídio. Enquanto isso, Cristovão e seu primo Max decidem ir a um cabaré da cidade em vez de ficar na festa. Eles encontram Carmen e a trazem para a propriedade de Marta, onde ela fica com a família e Tufy, irmão mais novo de Max. Nesse período, Cristovão se apaixona por Carmen, e ela tem que decidir entre o amor do infiel Roberto e Cristovão.

Braza Dormida

Brasa Dormida é um filme brasileiro de Humberto Mauro realizado em 1928. Considerado pelos críticos de cinema, um dos melhores filmes nacionais de todos os tempos, Brasa Dormida foi realizado pelo “pai” do cinema nacional Humberto Mauro, e lançado em 4 de março de 1928.

Tesouro Perdido

Os irmãos Bráulio e Pedro, após a morte do pai, são criados por um amigo, Hilário, pai de Susana. Quando Bráulio atinge a maioridade, Hilário lhe entrega o fragmento de um mapa de um tesouro. Esse fragmento é cobiçado por um bandido e um falso médico. Para conseguir o mapa, os bandidos assassinam um velho, dono do outro fragmento, e raptam Susana, exigindo a entrega do primeiro pedaço do mapa.

Eva Nil: a musa do período

Eva Nil participou de alguns longas do período. Seu rosto foi capa da revista cinearte por duas vezes, foi chamada por muitos de “a greta garbo brasileira”. Ao abandonar o cinema prematuramente, no final dos anos 20, passou a exercer, em cataguases, juntamente com seu pai, a atividade de fotógrafa.

Apesar de ter atuado em poucos filmes, Eva Nil é apontada com uma das maiores musas do cinema mudo brasileiro. De origem egípcia, veio para o Brasil ainda pequena, aos 6 anos, com seus pais. Eva e sua família se estabeleceram na pequena cidade mineira de Cataguases. Apesar de pequena, Cataguases era um importante polo do cinema na década de 20 e tinha Humberto Mauro como seu maior astro.

O Cinema de Cataguases de hoje

Hoje, graças a tradição histórica, cataguases conta com um polo cinematográfico. Conheça: poloaudiovisual

 

 

 

Sarah Marques

Meu nome é Sarah Marques, sou desenvolvedora web e gestora de tráfego, visite meu site: sarah.magrite.com.br/

Deixe um comentário