Qual o conceito de extra-campo?

O que é o extra-campo?

O extracampo é tudo o que está fora do quadro da câmera. Enquanto assistimos a um filme, só conseguimos ver o que está dentro do enquadramento, mas o extracampo é uma parte crucial da linguagem cinematográfica. Ele sugere a existência de um mundo maior além do que é mostrado, incentivando a imaginação do espectador e dando contexto à cena. 

Por exemplo, diálogos entre personagens podem mencionar eventos fora do quadro, e sons do ambiente podem indicar onde a cena está ocorrendo. O extracampo ajuda a manter a continuidade da narrativa e a criar um ambiente mais realista, mesmo que não seja mostrado diretamente.

A interação entre espaço visual e sonoro

Uma narrativa audiovisual pode combinar de maneira muito criativa esses dois espaços. Por exemplo, uma personagem pode lançar um olhar assustado para o extracampo e indicar a aproximação de algum perigo; ou ainda, mesmo confinada num espaço, a personagem pode ouvir barulhos do extracampo. Assim, elementos sonoros ampliam o espaço que o enquadramento visual restringe. Dessa forma, o extracampo revela-se um solo fértil para experimentações.

Assista aos minutos finais de A Bruxa de Blair e perceba como o olhar da personagem revela ao espectador que há algo importante na cena que não aparece na imagem:

Como o extra-campo é usado pelos diretores?

Os diretores usam o extra-campo de várias maneiras. Eles podem usá-lo para mostrar elementos importantes da história que estão acontecendo fora da cena principal, para criar atmosfera e ambientação, ou simplesmente para dar mais vida e dinamismo à cena.

Curtiu? Para continuar acompanhando outros conteúdos como este, me siga nas redes sociais: estou no FacebookInstagram,e YouTube!

marciosoares

Márcio Heleno Soares é realizador de cinema, roteirista e produtor. Dirigiu os curtas Memórias de um Celular (2008), Lambari (2012), Não Há Gatos na Casa (2013), Azul Prussiano (2016). Foi produtor dos longas “O Cineasta” de Leandro Martins e “Planeta Escarlate” de Dellani Lima. Recebeu diversos prêmios incluindo o de melhor filme no Vivo Arte.Mov 2008 e Melhor Curta na Mostra Municípios do Goiânia Mostra Curtas. Seus trabalhos já foram exibidos em grandes festivais brasileiros como Festival do Rio, Tiradentes e Cine Ceará. Atualmente é diretor de produção da UNEC TV e um dos organizadores da Mostra Nacional de Cinema de Caratinga – Olhares do Interior. Em 2020 compôs o corpo de jurados do Festival de Cinema CINEFORTE da Paraíba.