Um filme cult é um filme que tem uma base de fãs dedicados e entusiastas, mas que geralmente não teve um grande sucesso de bilheteria ou reconhecimento mainstream quando foi lançado.
Os filmes cult geralmente são aqueles que são considerados peculiares ou inovadores em algum sentido e que podem ter sido ignorados ou rejeitados pelo público em geral quando foram lançados. No entanto, com o tempo, eles podem ganhar uma base de fãs leais que os defendem e os promovem. Os filmes cult geralmente têm uma forte conexão emocional com os seus fãs e podem ser objeto de culto ou admiração por muitos anos depois de seu lançamento. Alguns exemplos de filmes cult incluem “The Rocky Horror Picture Show”, “Donnie Darko” e “The Big Lebowski”.
O conceito de filme “cult”
A origem do termo “filme cult” é difícil de determinar com certeza, mas ele provavelmente surgiu no final da década de 1960 ou início da década de 1970, quando os filmes de gênero, como ficção científica, terror e fantasia, começaram a ganhar uma base de fãs dedicados.
Hoje em dia, o termo é usado amplamente para se referir a qualquer filme que tenha uma base de fãs dedicados, independentemente do gênero ou da época em que foi lançado.
Os filmes da meia noite
Os filmes da meia-noite são aqueles que são exibidos em cinemas ou em festivais de filmes em horários noturnos, geralmente entre meia-noite e as primeiras horas da manhã. Eles geralmente são filmes que têm um tema ou um público específico, como filmes de terror, comédias absurdas ou filmes cult. Os filmes da meia-noite geralmente são exibidos para um público mais dedicado e entusiasta, e podem ter uma atmosfera mais descontraída e interativa do que os filmes exibidos em horários mais convencionais. Veja a seguir exemplos de filmes da meia noite:
The Rocky Horror Picture Show
É um filme musical de 1975 dirigido por Jim Sharman. Ele é baseado na peça de teatro “The Rocky Horror Show”, escrita por Richard O’Brien, e conta a história de um casal que, após ter um pneu furado na estrada, é levado para a mansão do estranho Dr. Frank-N-Furter, onde encontram monstros, aliens e outras criaturas fantásticas. O filme é conhecido por sua trilha sonora icônica, que inclui músicas como “Time Warp” e “Sweet Transvestite”, e por sua estética extravagante e inusitada. “The Rocky Horror Picture Show” é considerado um filme cult e é exibido em sessões da meia-noite em todo o mundo há décadas, com os fãs vestidos como personagens do filme e participando de atividades interativas durante a exibição.
Donnie Darko
Filme de 2001 dirigido por Richard Kelly. Ele conta a história de um jovem chamado Donnie (interpretado por Jake Gyllenhaal) que, após sofrer um episódio psicótico, começa a ter visões de um coelho falante chamado Frank, que o incentiva a cometer atos de vandalismo e destruição. Enquanto isso, Donnie descobre que o mundo está prestes a acabar em 28 dias, 6 horas, 42 minutos e 12 segundos. O filme é conhecido por sua trama complexa e enigmática, que explora temas como a física quântica, a existência do livre-arbítrio e a natureza da realidade. “Donnie Darko” é considerado um filme cult e tem uma base de fãs dedicados em todo o mundo.
O dragão da maldade contra o santo guerreiro
“O Dragão da Maldade contra o Santo Guerreiro” é um filme brasileiro de 1979 dirigido por Ruy Guerra. Ele é baseado no romance “O Santo e o Demônio” de João Ubaldo Ribeiro e conta a história de dois rapazes, Santo (interpretado por José Wilker) e Demônio (interpretado por Milton Gonçalves), que são amigos de infância e crescem juntos em uma pequena cidade do sertão nordestino. Quando adultos, eles se tornam rivais políticos e lutam pelo poder na cidade. O filme é conhecido por sua abordagem alegórica e simbólica da política e pelo seu elenco estelar, que inclui atores como José Wilker, Milton Gonçalves, Raul Cortez e Jofre Soares. “O Dragão da Maldade contra o Santo Guerreiro” é considerado um clássico do cinema brasileiro e foi indicado ao Oscar de Melhor Filme Estrangeiro em 1980.
A montanha sagrada
É um filme de 1973 dirigido por Alejandro Jodorowsky. Ele é baseado no romance “O Livro dos Mortos dos Americanos” de Philip K. Dick e conta a história de um grupo de personagens que embarcam em uma jornada pelo deserto americano em busca de um monte sagrado que supostamente possui o poder de conceder a imortalidade.