Bollywood ou cinema indiano?
O nome de Bollywood é derivado de Bombay (atual Mumbai), na Índia. Bollywood é a indústria cinematográfica de Mumbai (Indústria cinematográfica indiana). O nome “Bollywood” foi cunhado durante a década de 1970. É a maior indústria cinematográfica da Índia e do mundo em termos de filmes produzidos e lançados a cada ano.
O termo Bollywood se originou quando a indústria cinematográfica indiana ultrapassou a indústria cinematográfica de Hollywood. Se você já ouviu falar do Bharatanatyam, é uma dança clássica da Índia. Leia mais sobre a história de Bharatanatyam. Em 1896, os irmãos Auguste e Louis Lumiere vieram a Bombaim para introduzir a cinematografia. E Bombaim tornou-se o centro da indústria cinematográfica hindi da Índia. Em 1913, Dadasaheb Phalke, pai do cinema indiano, fez o primeiro longa-metragem, “Raja Harishchandra”.
O primeiro filme indiano com trilha sonora foi “Alam Ara”, que estreou em 1931. Desde a década de 2000, a dança e os filmes de Bollywood ganharam maior reconhecimento internacional devido ao crescimento do NRI e das comunidades indígenas no exterior. A popularidade continua a crescer junto com novos talentos.
Embora o Bollywood (uma mescla do nome da cidade de Bombaim e Hollywood) seja um termo para designar os filmes de língua hindi, é como o cinema indiano é conhecido pelo mundo afora. Conheça alguns dos filmes que separei para você aqui:
RRR-2022 ss rajamouli:
RRR é um filme épico de ação em língua télugo indiano de 2022 dirigido por S. S. Rajamouli, que escreveu o filme com V. Vijayendra Prasad. é produzido por D. V. V. Danayya da DVV Entertaiment. O filme é estrelado por N. T. Um conto de dois revolucionários lendários e sua jornada para longe de casa. Após sua jornada, eles voltam para casa para começar a lutar contra os colonialistas britânicos na década de 1920.
Baahubali: The Beginning -2015 ss Rajamouli:
Na antiga Índia, um casal resgata um bebê em um rio. Esse bebê cresceria para se transformar em shivudu, um homem forte com desejos de explorar o mundo. O que Shivudu não sabe é do grande legado e violento futuro que lhe espera.
jai bhim:
Jai Bhim é um filme de drama jurídico em língua tâmil indiana de 2021 dirigido por T.J. Gnanavel e produzido por Jyothika e Suriya sob a 2D Entertaiment. O filme é estrelado por Suriya com Lijomol Jose e Manikandan na liderança. Enquanto Rajisha Vijayan. Prakash Raj. Rao Ramesh e outros em papéis coadjuvantes.
O Tigre branco – 2021 Ramin Bahrani:
Um ambicioso motorista indiano utiliza a inteligência e astúcia para escapar da pobreza e ascender no mundo de negócios. Astuto e ambicioso, nosso jovem herói consegue se tornar o motorista dos milionários Ashok e Pinky, que acabam de retornar da América.
O mundo de apu – 2021 Satyajit Ray:
Apu é um estudante recém-formado e desempregado que sonha em ser escritor. O amigo Pulu, o convida para um casamento, onde uma grande confusão acontece e Apu acaba casado com a noiva, Aparna. Os dois seguem para a calcutá, mas um trágico destino os aguarda.